EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Lília Momplé é a vencedora do Prémio Craveirinha 2011


    Eduardo Quive

    Foi revelado semana passada, em Maputo, o vencedor do maior prémio de literatura em Moçambique, atribuído pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB). A escritora Lília Momplé é a vencedora do Prémio José Craveirinha 2011, avaliado em 25 mil USD, cerca de 700 mil meticais. Sucedendo Calane da Silva, vencedor da edição 2010.

    Lília Momplé que inicia a sua carreira oficializando-se como escritora com a publicação da reconhecida obra “Ninguém Matou Suhura” aos 53 anos de idade (1988), uma edição feita pela própria autora cujas reedições já chegam a cinco.
    Desde aos seus primeiros passos, ao estilo característico de bons escritores, Lília soube definir as linhas que norteariam a sua escrita, o que ainda hoje, a tornam num exemplo quando se fala de fidelidade aos conflitos sociais e internos entre a cidadã que há na alma de escritora que ela tem. Predefiniu-se como contadora de histórias verdadeiras, sem inventar os factos, afinal, o país vivia (e ainda vive) acontecimentos que segundo a autora não carecem de dramatização. Assim surge o “Ninguém Matou Suhura” que nos referimos.
    “Escrevi porque tinha uma carga muito grande sobre o colonialismo em Moçambique. Eu tinha raiva do colonialismo. Muita raiva. Tinha a raiva da injustiça. Eu nunca me conformava por tudo que via: massacres sofrimento, opressão isso incomodava-me.” Conta a autora.
    Aliás, desse livro, faz parte o conto “Caniço” vencedor do prémio 10 de Novembro de 1987 a quando dos 100 anos da cidade de Maputo, facto que enche de orgulho a Lília Momplé, fazendo questão de recordar o acto mesmo por que foi no mesmo local, Paços do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, que recebeu o Prémio Craveirinha. Só que desta vez foi para celebrar a sua carreira literária de mais de 25 anos, motivo ainda maior para celebrar.
    “É muito emocionante para mim, voltar a este paços do conselhos municipal, 25 anos depois para receber mais um prémio e como se não bastasse, o maior do país. Fico contente por receber o prémio monetariamente porque um escritor nunca é rico, os editores são ricos, mas os escritores raramente são ricos.” Disse Lília Momplé, logo depois de receber o prémio.
    O Prémio José Craveirinha passou desde, 2010 a premiar o escritor pela sua carreira, pelo que, passou dos 5 dólares americanos que ostentava para os actuais 25 mil financiados pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), cabendo a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) a nomeação do vencedor.
    Lília Momplé, à semelhança de Calane da Silva, vencedor do prémio na edição 2010, foi premiada não só pelo livro “Ninguém Matou Suhura” que se destaca dos livros que publicou, mas também por outros livros seus, nomeadamente, “Neighbours” (1995) e “Os Olhos da Cobra Verde” (1997), e por outras tarefas artístico-culturais em que se empenhou ao longo da sua vida. Eis o resumo do seu curriculum.
    Lília Maria Clara Carriére Momplé, nascida a 19 de Março de 1935 na Ilha de Moçambique, província de Nampula, a norte de Moçambique, é Assistente Social de profissão, com licenciatura em Serviços Sociais.
    Foi professora de Inglês e Língua Portuguesa na Escola Secundária de Ilha de Moçambique e directora da mesma escola entre 1970 e 1981.
    Trabalhou como assistente social em Lisboa, Lourenço Marques (actual cidade de Maputo) e em São Paulo, Brasil, em 1960 a 1970.
    Em outras missões, Lília Momplé foi, de 1992 a 1998, directora do Fundo para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC) e de 2001 a 2005, membro do Conselho Executivo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
    No seu percurso literário, dirigiu a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) de 1991 a 2001, como secretária geral, de seguida ficou presidente da Mesa da Assembleia-geral da mesma agremiação.
    Ainda na arte, a escritora publicou o «Muhipiti-Alima» um vídeo de drama, editado pela PROMARTE em 1997.
    As obras da Lília Momplé, já foram editadas em Inglês, Italiano, Francês e Alemão.
    Neste momento, a escritora faz parte do «Internacional Who´s Who of Authores and Writeres» e desde 1997 é membro de «Honorary Fellow in Literature» da universidade IOWA dos Estados Unidos da América (EUA).
    O júri da presente edição do Prémio José Craveirinha foi presidido pelo escritor e professor de História, Ungulani Ba Ka Khosa, integrava ainda o escritor e docente de Literatura Moçambicana, Lucílio Manjate, escritor Aurélio Furdela e o conhecido crítico Jorge de Oliveira que foi coordenador da Gazeta de Artes e Letras da revista Tempo e actual secretário geral da AEMO.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More